Luis Cesar Assin

"A importância de respeitar o distanciamento social, bem como seguir as medidas preventivas de higiene recomendadas pelos órgãos de saúde, como a limpeza e higienização constantes, cumprindo com os protocolos para proteger nossos profissionais, prestadores de serviços e clientes, são as medidas iniciais para manter a proteção e integridade de todos", trecho citado no Artigo VIAETICA Responsabilidade e Segurança no Mundo Corporativo em Tempos de COVID-19, escrito por Luis Cesar Assin, gerente geral da International Paper, unidade Mogi Guaçu - SP.


Os últimos três meses têm sido os mais desafiadores e diferentes já vivenciados em minha trajetória profissional. A pandemia que se instaurou atingiu o Brasil e nos fez refletir sobre diversos aspectos, tanto na esfera pessoal quanto na profissional.

Neste momento, além de continuar mantendo a segurança como principal valor, adotamos todas as providências necessárias a fim de preservar a saúde e a segurança de nossos profissionais e daqueles com os quais se relacionam, reforçando a ideia de que a empresa está adotando uma postura condizente com seus valores éticos. 

A importância de respeitar o distanciamento social, bem como seguir as medidas preventivas de higiene recomendadas pelos órgãos de saúde, como a limpeza e higienização constantes, cumprindo com os protocolos para proteger nossos profissionais, prestadores de serviços e clientes, são as medidas iniciais para manter a proteção e integridade de todos. 

Cabe ressaltar que nossa responsabilidade é cuidar dos profissionais que tornam “vivas” as operações de nossas fábricas e, por isso, adotamos medidas para coibir a propagação do vírus, como o trabalho remoto para os profissionais administrativos e aos que pertencem ao grupo de risco (Home Office), restrições às viagens, afastamento dos profissionais expostos a um indivíduo diagnosticado com o vírus ou que possua sintomas de doenças respiratórias, medições de temperatura dos profissionais no início de cada turno, adequações no transporte de funcionários e até mesmo o revezamento de horários às áreas comuns e refeitórios.

Considerando o caráter essencial de nossa indústria, visto que nossos produtos (papel e celulose) são utilizados em componentes cruciais das cadeias de suprimentos, como produtos farmacêuticos e de higiene, suprimentos de emergência e embalagens para entrega de alimentos, mantivemos nossas operações garantindo que esses itens estejam disponíveis. 

Com o intuito de manter os profissionais informados de forma segura e atualizada, a área de Comunicação é essencial. E pensando nisso, uma das ações adotadas pela International Paper*, foi criar o Boletim COVID-19, encaminhado duas vezes por semana, via e-mail, a todos profissionais da empresa, no qual constam orientações relevantes acerca do assunto. 

Outra ação que tem se mostrado bastante eficaz e pensando no bem-estar de todos, foi a campanha #IPcontraCOVID19, que visa reunir fotos dos profissionais em suas respectivas funções, seja em casa, nas fábricas ou áreas florestais, para incentivar a união entre todos e reforçar a necessidade de continuarem trabalhando para que os produtos essenciais fabricados cheguem àqueles que precisam, sempre com responsabilidade e segurança. 

Para manter nossa atuação na sociedade, aderimos à corrente de solidariedade que tem se formado diante desse cenário, doando EPIs e  produtos de limpeza para hospitais públicos e de campanha, assim como cestas básicas para a população em vulnerabilidade social.

Temos plena consciência do nosso importante papel neste contexto e, por isso, em parceria com as partes interessadas, seguiremos tomando as medidas adequadas. 

Juntos vamos superar mais esse desafio!

Luis Cesar Assin
Gerente geral da International Paper - unidade de Mogi Guaçu

 

 

Nota: as opiniões e conceitos tratados pelo(s) autor(s) nesta publicação são de responsabilidade única e exclusiva do(s) autor(s)